sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sexta feira, nem está mais tão frio, pelo contrário, hoje fez um dia lindo!! Sol gostoso o dia inteiro, aqueles dias em que você tem vontade de sair por ai, aqueles dias em que é bem mais simples sorrir. Depois de uns tempos de chuva chata e frio, um solzinho na sexta-feira foi muitíssimo bem-vindo. Espero inclusive que se estenda pelo final de semana. Domingo tem sky beach, e com sol será muito melhor.
Anyway... Mesmo com tempo mais quentinho tava a fim hoje daquela confort food sabe?? Optei por uma sopinha bem gostosa e quentinha (adoro sopa). O que me fez lembrar do quanto são gostosos os croutons e como muita gente desconhece essa delícia de acompanhamento pra uma sopinha amiga. Sem contar que eles podem dar mais luxo para aquela sua salada do dia a dia…
Eu costumo preparar com pão integral, fica mais gostoso na minha opinião. Mas qualquer pão de forma serve.

Minha receita é:
  • 6 fatias de pão;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • Temperos diversos à seu gosto (eu sempre uso chimichurri, e um pouco de orégano, às vezes um envelopinho daqueles temperinhos em pó)

Comece cortando as fatias de pão em pequenos cubinhos, com cerca de 1,5cm. Não dispense os cubinhos com casca, eles são os melhores porque ficam bem mais crocantes!
Leve a manteiga, o azeite e os temperos à uma panela antiaderente (algumas pessoas fazem na frigideira, eu prefiro a panela pela facilidade em mexer), até a manteiga derreter e tudo se misturar. Junte o pão em cubinhos e fique mexendo sempre até que dourem, para que não queime. Mexa por cerca de 10 minutos sem parar. Eles queimam com facilidade então, nao largue a panela e vá conferir a novela!!!
Vá mexendo, até todos os cubinhos ficarem crocantes…
Retire do fogo e deixe esfriar em papel absorvente, e aí você pode guardar em algum pote com boa vedação.Os croutons vão durar uns 20 dias lá no pote… mas duvido que você vai aguentar guardá-los por tanto tempo! E depois eu sempre prefiro os feitinhos na hora!!


Yummy! aproveite na sua sopinha ou saladinha!


Enjoy. ;)

2 comentários:

  1. que receita diferente... mas fica a dica de fazer com paes congelados que ficam mais quadradinhos na hora de cortar!

    ResponderExcluir
  2. Eu faço assados, mas já comi assim com receita parecida com essa também!

    ResponderExcluir